Landing page: o que é e quais os tipos

Landing page: o que é e quais os tipos

Saiba o que é uma landing page e crie páginas que convertem.

Landing Page é uma das diversas ferramentas de comunicação que nasceu do marketing digital com o objetivo de facilitar e baratear as estratégias adotadas pelas empresas. Atualmente ela pode ser encontrada nas estratégias de grandes marcas como Nike e Adidas.

Embora seu conceito e objetivo geralmente seja o mesmo, as landing pages se apresentam em diversos formatos e tipos, gerando uma enorme gama de possibilidades para os estrategistas.

Pensando no sucesso da sua empresa, decidimos trazer a resposta para algumas questões como: o que é uma landing page? Para o que serve uma landing page? Como ela pode ajudar minha estratégia de marketing? E muito mais!

Confira os tópicos disponíveis:

O que é Landing Page?

O que são landing pages

Landing page é uma página de aterrissagem criada com o objetivo de conversão do visitante para lead.

Esta ferramenta caiu por terra como uma etapa do funil de venda, uma das metodologias mais famosas do inbound marketing.

As landing pages encontram-se dentro da parte de conversão de leads, afinal esta é a sua principal finalidade. Páginas de aterrissagem utilizam de técnicas de copywriting, SEO e CTAs para convencer o visitante a deixar dados para contato.

Mas quem é esse visitante e de onde ele vem? Este visitante é o seu público-alvo que chegou até o seu site por meio de um anúncio, links patrocinados, ou somente por uma pesquisa no Google.

Quando ele enfim aterrissa no seu site, ao invés de encontrar a clássica página inicial que geralmente conta com algumas informações superficiais sobre a organização, ele irá se deparar com uma landing page.

Nela haverá pouco texto e alguma oferta em troca de dados.

Imagine da seguinte forma: você possui uma loja de doces, e o seu público viu um anúncio no Instagram e decidiu clicar. Ele o faz e chega no seu site, ao abrir a primeira coisa a carregar é uma landing page.

Nela você pede o nome, e-mail, data de aniversário e o telefone desta pessoa para que você possa enviar cupons mensais de até 20% de desconto em produtos e um especial de aniversário, garantindo 50% off em um doce de até 30 reais.

Ao deixar essas informações de contato essa pessoa se torna um lead.

A landing page é uma opção simples e eficiente que irá aumentar significativamente o seu número de vendas. Afinal, pense só como seria se você recebesse milhares de visitas mensais, e não convertesse nem 10% desse público.

É por isso que as páginas de aterrissagem são a solução ideal. 

Incrível, não é? Mas quem será o profissional responsável por desenvolver essa ferramenta? Será que qualquer pessoa da área da comunicação pode criar uma landing page?

A resposta é não. Para o desenvolvimento de uma página de aterrissagem é necessário um programador ou uma programadora. São eles quem têm as capacitações necessárias para criar e inserir essa ferramenta no seu site.

Não se preocupe caso não tenha um profissional da área dentro da sua empresa, existem agências de marketing com foco em desenvolvimento de sites e e-commerces que podem ajudar você. Clique aqui e confira!

Landing Pages X Site

Você sabe o que difere um site de uma landing page?

Embora muitas vezes sejam utilizados como sinônimos, ambos os termos não são a mesma coisa. 

A landing page é uma parte do site, uma página que tem como seu único objetivo a conversão de leads, aumentando a eficiência do funil de vendas na sua estratégia de Inbound Marketing.

Enquanto isso o site em si possui diversas páginas, as quais geralmente estarão focadas principalmente na distribuição de conteúdo relevante e de valor, e em vendas.

Confira um exemplo de landing page abaixo:

Exemplo de landing page

Nesta landing page da empresa Claro não é preciso mais que uma olhada para perceber que ela está buscando dados de contato do visitante para vender planos telefônicos e produtos.

Perceba que ela não se estende com textos longos, mas utiliza de elementos visuais, tornando o objetivo claro e o material instigante. 

Observe como também é possível enxergar um CTA no topo do formulário.

Cada um desses fatores são o que constituem a estrutura de uma boa landing page.

Contudo, apesar do exemplo acima ser uma boa referência, não significa que exista somente uma maneira de desenvolver boas landing pages que convertem, afinal não existe apenas um tipo. Confira mais no próximo tópico.

Tipos de Landing Pages

 Tipos de landing pages

Existem diversos tipos de landing pages, cada uma com um objetivo específico dentro do funil de vendas. 

Para que você consiga alcançar o sucesso desejado no seu negócio, é necessário que conheça cada tipo de landing page para que saiba quais os melhores momentos para utilizá-las.

Página de captura

Um dos tipos mais comuns de landing pages utilizadas pelas empresas são as páginas de captura. Elas têm como seu principal objetivo a geração de leads por meio da troca de conteúdo de valor.

Ou seja, é oferecido algo como um e-book ou uma newsletter, mas para que o público o receba é necessário que deixe algumas informações. 

Esses dados geralmente são em nome, e-mail, número de telefone, data de nascimento, e basicamente o que demais for do interesse da sua empresa.

Página de vendas

Geralmente o principal objetivo de uma landing page será a conversão e com as páginas de venda isso não é diferente. Com elas a maior meta vai ser converter para vender.

Aqui você não irá convencer o seu público a deixar dados e sim a comprar o seu produto.

Os elementos que caracterizam as landing pages de vendas se mantêm os mesmos, pouco texto, técnicas de Copywriting, SEO e CTAs. Mas ao invés de focar no formulário, o destaque deve ser nos benefícios oferecidos pelo produto e pela sua empresa.

Deixe claro como aquele item satisfaz a necessidade do seu lead, seja direto e convincente.

Página de agradecimento

Agradecer é sempre um gesto de boa educação, e quando falamos de marketing ele pode acabar sendo também uma ótima maneira de conquistar o seu lead.

A landing page de agradecimento é utilizada após o fim da conversão, quando enfim você alcançou o seu objetivo de capturar leads ou de vender.

Nela é utilizado pouco texto e você pode ainda dar uma pequena indicação do passo que o seu negócio precisa que seja dado a seguir pelo cliente. 

Página de eventos

O dia a dia das pessoas está cada vez mais corrido e o tempo que você tem para convencer alguém de participar algo está cada vez mais curto.

Por isso, atualmente o mais recomendado é que seja criada uma landing page para os seus eventos, desta forma ela converterá seus leads em participantes

Adicione somente as informações mais importantes como data, local e o motivo pelo qual o seu público não pode perder esta oportunidade.

Utilize fotos de outras edições do evento e coloque o formulário de inscrição, mas peça somente os dados mais importantes. Tudo deve ser objetivo, claro e descomplicado.

Página de cancelamento de assinatura

Esta landing page é possivelmente sua última chance de manter o contato com o seu lead. Ela é como um pedido de divórcio do seu lead com o seu conteúdo, por isso você deve utilizar a criatividade para fazê-lo ficar.

Utilize um pouco de bom humor e faça ofertas exclusivas. Se o seu possível cliente estiver tentando cancelar a assinatura da sua newsletter fale sobre materiais únicos que ele irá perder ou ofereça uma personalização.

Caso a decisão da pessoa se mantenha, peça para ela acessar suas redes sociais para ficar por dentro das novidades que estão vindo por aí.

Benefícios de uma landing page

Agora que você já é quase um profissional no assunto, vamos falar um pouco sobre a importância das landing pages para o crescimento da sua empresa.

Pense na jornada do cliente disposto em seus canais de comunicação digital, para que ela funcione cada etapa deve ser executada com maestria, somente dessa maneira o visitante passará de desconhecido para cliente.

Mas para que sua estratégia consiga tal feito são necessárias implementações constantes. E uma delas são a criação de landing pages que convertem.

Utilizar essa metodologia irá não apenas aumentar a sua captação de leads, como também manterá eles por perto, tudo irá depender de qual tipo de página de aterrissagem você escolher integrar ao seu site.

A landing page também diminui significativamente o seu custo de aquisição de novos clientes. 

Isso acontece pois ela se mantém no site em que foi adicionada pelo tempo que você determinou sem custo algum.

E além de tudo isso, as páginas de aterrissagem ainda ajudam a sua empresa a segmentar melhor os potenciais clientes com base nas informações deixadas e no conteúdo que foi utilizado para a conversão.

Este fator é extremamente relevante para organizações que trabalham com mais de uma persona.

5 Dicas para ter landing pages que convertem

Existe uma série de elementos que devem ser bem utilizados para tornar a sua landing page um show de conversão de leads. Sabendo disso, decidimos listar alguns deles aqui para você ficar de olho. Confira!

Copy

A técnica de copywriting é um dos principais componentes de uma boa landing page. Isso se dá porque este método foca em textos menores que buscam convencer o público a realizar uma determinada ação.

Tenha um bom copywriter, pois ele será essencial para garantir que a conversão aconteça.

SEO

O seu posicionamento no Google irá ditar muito sobre o alcance que a sua landing page vai ter. Afinal, se não houver visitantes não há captação de leads para a sua empresa.

Por isso, faça uso das palavras-chave corretas e fique por dentro de todos os meios de formatação exigidos pela plataforma de pesquisa, garantindo que a sua estrutura esteja bem desenvolvida.

CTA

Um clássico dentro de qualquer tipo de marketing, as chamadas para ação são essenciais para landing pages que convertem. Utilize verbos de maneira criativa como forma de incentivo para convencer o seu público a deixar dados para contato.

Posicione o CTA de maneira estratégica para que sua persona consuma todo o conteúdo disposto na página antes de realizar a ação.

Formulários

O formulário de uma landing page será o espaço onde o público deixará seus dados para a futura nutrição do lead, por isso é muito importante que ele seja bem pensado e desenvolvido.

Atenha-se ao essencial somente, não peça informações em excesso pois isso pode ser desestimulante para o visitante. Deixe para ir alcançando mais dados ao longo do restante da jornada do cliente. 

Layouts

O formato de apresentação das suas landing pages é um fator de extrema influência para o seu público. Tenha o apoio de profissionais da área para que um layout de baixa qualidade não manche a imagem do seu negócio.

Quem nunca viu uma landing page que visivelmente não foi desenvolvida por um profissional? Não se deixe prejudicar desta maneira, pois o design é uma parte extremamente importante para a conversão.

Mas não exagere, pois o foco ainda deve ser o seu conteúdo. Encontre o equilíbrio necessário para agradar a sua persona.

E agora, que tal colocar a mão na massa? Fale com um profissional de marketing, ou com uma agência de marketing digital e trace os seus principais objetivos e metas. Defina sua principal estratégia e implemente landing pages que convertem ao seu site.

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