5 Dicas para ter um E-commerce de Sucesso

5 Dicas para ter um E-commerce de Sucesso

Para ter um e-commerce de sucesso é preciso conhecer boas metodologias que sejam capazes de aumentar suas vendas online. E para isso necessário uma enorme gama de conhecimentos, os quais geralmente você só encontra em conjunto dentro de uma agência de e-commerce.

Alguns desses saberes são majoritariamente elementos do marketing digital, como SEO, Copywriting, Lading pages e Leads, já os demais são da área de tecnologia da informação, que tem como foco a criação de sites por meio de programação e design.

Sabendo disso trouxemos um artigo que irá dar algumas dicas que irão ajudar você a ter um e-commerce de sucesso. Venha com a gente e descubra como aumentar as suas vendas online e garantir o futuro que você sempre desejou para o seu negócio.

Neste artigo você irá encontrar os seguintes tópicos:

O que faz um e-commerce de sucesso?

O que faz um e-commerce de sucesso

Existe uma série de fatores que fazem um e-commerce de sucesso, mas o principal deles é o planejamento. Cada etapa de um bom planejamento leva em consideração quem é a sua empresa dentro do mercado.

Primeiramente leve em consideração o seu nicho. As vendas online são comuns nessa área? Independente da resposta, questione-se o porquê.

Qual o seu produto ou serviço oferecido? Quem é a sua persona e onde ela se encontra? Utiliza quais redes? Tem o costume de fazer compras virtuais?

Em seguida considere qual a plataforma ideal para o seu e-commerce. Dependendo de qual for o seu produto e os espaços que sua persona habita, você pode considerar utilizar o Instagram Shopping, por exemplo.

Caso o consumidor prefira espaços virtuais mais completos e seguros, desenvolva um site.

Logo após decidir sua plataforma, chega o momento de organizar a logística. Uma etapa de extrema importância para quem deseja deixar o consumidor satisfeito do inicio ao fim da jornada do cliente.

E por fim chegamos a comunicação. Possivelmente um dos momentos mais cruciais na trilha de criação de um e-commerce de sucesso.

Aqui, o marketing digital é crucial. Será por meio dele que você irá garantir suas vendas digitais. Afinal, de que adianta ter o melhor produto se ninguém o conhece nem ouvir falar dele?

Por que meu e-commerce não vende?

Normalmente o desenvolvimento de um e-commerce é um investimento de longo prazo. Mas você sabe o que isso significa?

Isso quer dizer que os resultados não serão imediatos, eles virão gradualmente e serão acompanhados de um crescimento linear e o seu planejamento deve estar pronto para cobrir custos até lá.

Contudo, em alguns casos até mesmo esse crescimento lento não acontece. Você sabe por quê?

Se você explorou todas as etapas mencionadas no tópico acima e mesmo assim os seus números se mantém abaixo do esperado, significa que há alguma coisa errada. Talvez você precise revisar alguns elementos na sua estratégia de gestão e manutenção. Também pode haver furos no seu planejamento de marketing digital, fique atento.

Porém, se tudo isso está em dia, não se assuste. A concorrência do mercado virtual está ficando cada dia mais acirrada. Por conta disso, existem técnicas e estratégias que podem ser implementadas para aprimorar o planejamento do negócio e enfim garantir o e-commerce de sucesso que você sempre sonhou.

Confira algumas dicas para e-commerce que trouxemos exclusivamente com o objetivo de ajudar você! Aumente suas vendas online e tenha um e-commerce de sucesso em apenas 5 passos.

5 Dicas para ter um E-commerce de Sucesso

Dicas para vender mais online e ter um e-commerce de sucesso

Chegou o momento de falarmos sobre o que importa: as cinco dicas para ter um e-commerce de sucesso sem gastar muito tempo ou dinheiro. Confira:

5 Dicas para ter um e-commerce de sucesso:

1- Construa uma boa imagem

2- Tenha um bom atendimento

3- Otimize a jornada do cliente

4- Facilite processos

5- Crie ações de recuperação de carrinho

Vamos nos aprofundar um pouco mais nessas dicas?

1- Construa uma boa imagem

É importante ter em mente que para sua empresa ser confiável, ela deve ser transparente. Para demonstrar isso é necessário fazer divulgação de informações.

Conte a história da sua organização. Tenha conteúdos institucionais nas redes sociais e que falem sobre missão, visão e valores do seu negócio. Faça postagens contando conquistas recentes e sobre a cultura organizacional da empresa.

Utilize comentários de funcionários e feedbacks de antigos clientes. Cada um desses materiais tem um enorme valor para aquele desconhecido que está prestes a se tornar um lead.

Será por meio deles que a sua persona começará a confiar no seu negócio. Este conteúdo será a sua base e o primeiro passo para ter um e-commerce de sucesso.

2- Tenha um bom atendimento

Uma das principais características do e-commerce é a falta de contato humano. O que para alguns é um alivio, para outros pode acabar sendo um problema. Tudo depende do perfil do seu público.

Contudo, uma coisa é fato, você não pode deixar este detalhe se tornar uma pedra no caminho do seu negócio.

Mesmo que no momento do desenvolvimento da plataforma de e-commerce selecionada você e o seu profissional programador tenham considerado toda a experiência de compra do usuário, isso pode acabar não sendo o suficiente.

Por conta disso, o ideal é que a loja online criada tenha um chat e um e-mail e/ou telefone para contato. Além de, claro, ter utilizado uma linguagem simples e descritiva dentro de toda a plataforma.

Cada um desses elementos incentiva o cliente a não abandonar a compra no caso de algum imprevisto técnico ou dúvidas.

Não desvalorize o contato humano, ele ainda tem um enorme impacto nas vendas.

Um pequeno lembrete: dependendo da sua plataforma, também adicione um espaço especial para responder algumas dúvidas frequentes.

3- Otimize a jornada do cliente

Hoje você precisa de muito mais que uma boa propaganda para ter um e-commerce de sucesso. A facilidade do digital aumentou a complexidade que é se conectar com a sua persona, por conta disso uma das nossas principais dicas para e-commerce é o desenvolvimento e otimização do funil de vendas.

Essa ferramenta do Inbound Marketing dá a você a chance de planejar cada passo do seu cliente, desde o primeiro contato com a sua empresa até o momento da compra.

Por meio desta metodologia você irá conhecer ainda mais a sua persona. E com a possibilidade de mensuração de resultados em tempo real, poderá fazer uma manutenção regular da sua estratégia.

Mantenha-se dentro do radar do público, foque no relacionamento com o cliente e utilize técnicas de pós-venda.

Um excelente exemplo são os programas de fidelização. Após uma determinada quantidade de pedidos feitos você pode dar um desconto significativo na próxima compra, ou até mesmo mandar algum brinde.

Isso incentiva o ato de aquisição e aumenta o desejo das pessoas pelos seus itens. Tudo isso pois você está oferecendo uma recompensa pela ação de compra dos seus produtos.

4- Facilite processos

Além de contar com um layout agradável, o design do seu site deve ser desenvolvido pensando em estratégias de venda, como upsell e cross-sell para facilitar os processos de compra.

Ambas ferramentas tem como objetivo aumentar o valor da compra do consumidor, porém elas funcionam de maneiras diferentes.

O upsell oferta um produto substituto de valor maior. Imagine da seguinte forma: você está buscando um notebook novo e já está de olho em um produto dentro de uma loja virtual. Neste momento você observa um pequeno espaço destacado.

Ali está uma oferta de um modelo mais recente e moderno com um valor um pouco superior. Isso é upsell.

Enquanto isso, o cross-sell oferta produtos complementares ao que você está considerando comprar. No caso do notebook poderia ser apresentado alguns modelos de headset, teclados, mouses, cadeira, e qualquer outro item que tenha relação.

Essas ferramentas devem ser utilizadas em conjunto a um bom design de experiência para que tenha a maior efetividade possível.

5- Crie ações de recuperação de carrinho

O abandono de carrinho é uma das ações mais frequentes dentro de e-commerce, até mesmo de um e-commerce de sucesso. Isso pode ocorrer por diversos motivos, em alguns casos é pelo valor do frete, outros é por conta do prazo de entrega, e assim por diante.

Contudo, se a sua persona chegou a colocar itens no carrinho, significa que há um interesse nos produtos. Por isso, não deixe que ela esqueça os motivos pelos quais considerou compra-los.

Aumente suas vendas online ofertando condições especiais ou descontos para utilizar naquela compra. O importante é que o cliente reconsidere e retome ao carrinho para finalizar sua transação.

Em alguns casos também utilize da possibilidade da interação para tentar compreender melhor o motivo do abandono do processo. Isso ajudará você a entender qual o pensamento do seu cliente nesta etapa do funil de vendas.

Cada uma dessas ações irá ajudar você a conquistar o seu tão sonhado e-commerce de sucesso.

Conclusão

O que achou dessas 5 dicas para ter um e-commerce de sucesso? Bastante informação, não é?

Mas o importante é que você tenha adquirido o conhecimento necessário para compreender ainda mais profundamente as melhores implementações que podem ser feitas na sua estratégia.

É bastante provável que neste momento você deva estar martelando diversas novas ideais de aprimoramento para o seu planejamento, certo?

Muito bem!

Agora tudo o que resta é pegar o conhecimento adquirido e coloca-lo em prática para conseguir um e-commerce de sucesso.

Vá e aumente suas vendas online. Você possui diversos possíveis clientes ansiosos por conhecer a sua empresa e adquirir os seus produtos!

Caso tenha alguma dúvida sobre o mundo dos e-commerce basta entrar em contato conosco clicando aqui! Ou se desejar saber ainda mais sobre marketing digital para montar a estratégia certa para o seu negócio, acesse os demais conteúdos do nosso blog.

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