Você sabia que existem uma série de técnicas de Copywriting para e-commerce que ajudam o seu negócio a vender mais?
Ainda não? Sem problema!
Pensar em estratégias de vendas para e-commerce envolvem diversos elementos, especialmente os que se relacionam diretamente com o marketing digital. Afinal, essa ferramenta de comunicação complexa possui em si inúmeras técnicas que ajudam uma empresa a conquistar diversos objetivos.
Um exemplo delas é o Copywriting, especificamente o Copywriting para e-commerce. Essa ferramenta pode auxiliar a sua empresa de forma rápida e arrebatadora, por meio da criação de textos atraentes e convincentes que criam uma conexão singular com o público.
Quer conferir de perto a melhor maneira de desenvolver essas técnicas e começar a criar descrições arrasadoras para os seus produtos vendidos online? Então confira:
De maneira resumida, podemos definir o Copywriting como uma técnica de escrita que tem como seu principal objetivo convencer o público a realizar uma determinada ação, como comprar um produto ou contratar algum serviço.
Entende por que ela é perfeita para um e-commerce?
Se você conseguir fazer uma boa copy para o seu comércio eletrônico, você irá, fazendo uso de poucas palavras e muita estratégia, aumentar significativamente a sua possibilidade de vendas. Tudo isso por meio de uma ferramenta que aproxima o público dos produtos e serviços apresentados pela empresa de forma rápida e estritamente planejada.
Mas por que ela é tão relevante afinal?
É importante ter em mente que tempo é a verdadeira moeda de troca atual para quem trabalha com a internet.
Economizar nas palavras e saber como utilizá-las é essencial para a sobrevivência de um negócio virtual. Seu cliente deve se interessar rapidamente ao olhar seus textos ou você poderá perdê-lo, então não desperdice nenhuma vírgula e faça o melhor uso das técnicas de copywriting que puder.
Agora que você já relembrou sobre o que se trata essa ferramenta e o quanto ela é importante para o seu negócio, vamos falar sobre as técnicas de copywriting para e-commerce, mais especificamente para a criação da descrição de produtos e serviços.
Em seguida iremos trazer diversos elementos que são essenciais para desenvolver um bom texto. É possível que você já esteja familiarizado com alguns deles, afinal todos fazem parte do marketing digital.
Venha conosco conferir como conquistar o seu cliente por meio dessa ferramenta que é tão utilizada e apreciada pelos comunicadores.
Vamos começar!
Para que possamos falar sobre como criar uma descrição arrasadora, precisamos mencionar diversos elementos que são partes extremamente importantes para o desenvolvimento do seu conteúdo.
Que tal começar pelo básico?
Começando pela base de qualquer ferramenta de marketing digital, a persona é nada menos que o resultado de uma série de estudos de público feitos com pessoas que apresentam características do seu cliente imaginado.
Esse cliente perfeito, o qual é um personagem semi-fictício, é essencial para que você possa desenvolver uma boa descrição. Você precisa ter um conhecimento profundo sobre a sua persona, pois somente dessa forma você conseguirá criar um texto que será bem aceito por ela.
Pense na conexão única que muitas vezes você encontra em algumas peças de marketing, as quais parecem ter sido feitas exclusivamente para a sua pessoa. Bom... Elas foram, afinal você provavelmente é um modelo de persona de alguma empresa.
O seu cliente deve se sentir sensibilizado e conectado com tudo o que o seu negócio desenvolver, pois o que está sendo desenvolvido é de fato para ele.
Não é de hoje que todos sabem que enrolação não é atrativo para ninguém, muito menos para um cliente. Textos maçantes tendem a afastar o público do conteúdo e algumas vezes, até mesmo a se desgostar do produto oferecido.
É preciso tomar cuidado para trazer somente as informações essenciais, mas tente não ser muito "direto e reto" a ponto de soar grosseiro. Precisa-se estruturar um texto em um formato estratégico o qual não haja repetição e as informações sejam fáceis de se compreender, tudo isso sem se estender muito na mensagem.
Os famosos CTAs (chamadas para ação) são muito utilizados dentro do copywriting para e-commerce por conta de sua enorme eficiência. Embora muito úteis, eles devem ser usados com cuidado e sutileza, afinal eles são um pouco distintos dos CTAs mais comuns encontrados em outros canais digitais.
A chamada para ação em uma loja online geralmente irá indicar ações como "adicionar ao carrinho", "finalizar compra", "continuar comprando", entre outros.
Eles devem ser posicionados de forma estratégica, conter poucas palavras e um vocabulário simples.
O próximo passo para desenvolver um copywriting para e-commerce top de linha é destacar as vantagens apresentadas pelo produto. Mostre ao cliente que a sua empresa o compreende as necessidades dele e tem o que é necessário para saná-las.
Não esqueça também de adicionar informações técnicas como tamanho, material, qualidade, durabilidade, entre demais outras que considerar importante.
Quando já tiver feito isso, mostre ao consumidor como se fazer o uso correto do produto. Traga explicações simples com o passo a passo de instalação, utilização e cuidados que precisam ser tomados ao utilizar e para preservar os itens.
Você já ouviu falar em palavras-chave? Essas palavras, como você já deve imaginar, são a chave para trazer o destaque correto ao seu texto.
Por exemplo, se você possui uma loja online de roupas femininas, na descrição dos produtos haverão palavras-chave que definem em poucas palavras o modelo. Seria algo como modelo+cor+tamanho, dessa forma o seu cliente poderia achar facilmente caso estivesse procurando uma blusa rosa M.
Simples, não é?
Pode até parecer, mas tome cuidado. Saiba dosar a mão na descrição para que não utilize palavras-chave demais e nem de menos. Seu texto deve ser fluido e agradável.
Agora que você já sabe como utilizar o copywriting para e-commerce para criar uma boa descrição, vamos falar sobre o seu recurso visual.
Embora a descrição seja essencial, uma imagem ou um vídeo do seu produto não podem faltar. Ambos os elementos devem conversar harmonicamente entre si, dessa forma haverá um auto complemento que não dará espaços para brechas ou dúvidas.
Seu cliente terá mais segurança sobre o item que está adquirindo ao vê-lo e ao ler sobre ele. Desta forma, haverá uma compreensão completa sobre tudo o que há para se saber antes de realizar a compra.
Antes de tudo, é sempre importante relembrar que a prática leva a perfeição. Por isso, a principal forma de evitar erros é estudando e praticando as suas técnicas de copywriting para e-commerce.
Não se martirize por cometer alguns erros durante o processo de criação. Eles com toda certeza irão acontecer.
Contudo, existem alguns que nós podemos ajudar você a evitar logo de cara. Confira!
Textos monótonos: lembre-se: a sua persona quer ler algo interessante e instigante.
Mesmo que seja sobre algum tipo de produto complexo e difícil, você deve ser criativo e dar brilho e ritmo ao texto. Caso contrário, pode acabar perdendo vendas.
Exageros: a hipérbole não é a melhor amiga do Copywriting. Não exagere ao falar sobre os benefícios e qualidades de produtos e serviços. Você deve valorizá-los, claro, mas faça isso somente com base nas características reais do item.
Seja realista e honesto com o seu cliente, somente dessa forma você poderá construir uma ponte entre ele e o seu negócio.
Deixar a revisão de lado: sempre que um material não revisado é publicado, está arriscando a reputação da sua empresa.
Nunca deixe de revisar seus textos para evitar qualquer possível gafe que possa estar presente no conteúdo, você pode perder inúmeros possíveis clientes por conta de alguns erros.
Escreva, reescreva, leia e releia!