Black Friday para e-commerce: como se preparar?

Black Friday para e-commerce: como se preparar?

O final do ano está chegando e com ele vem a época mais aguardada dos consumidores, a de promoções. Pensando nisso, hoje decidimos trazer algumas dicas para você sobre a Black Friday para e-commerce e sobre como você pode preparar o seu negócio para essa data.

As compras online fazem parte do dia a dia de mais de 80 milhões de brasileiros, isso se dá como um dos resultados do período pandêmico vivido nos últimos anos. Contudo, não foram apenas as vendas que migraram para o virtual.

As promoções andam lado a lado com o comércio, e o maior evento de descontos do ano acontece em novembro e é chamado de Black Friday. Se você jogar essas duas palavras no Google provavelmente haverão dois tipos de resultados, em um você poderá ver promoções e no outro você verá vídeos de pessoas correndo dentro de lojas para aproveitar os descontos.

Hoje, com as mudanças que vem sido vividas, correr dentro de lojas para comprar não é mais necessário. Tudo graças ao e-commerce.

O comércio eletrônico mudou completamente a forma de adquirir novos produtos e de fazer pesquisas de preço. Por isso, é importante que você possa preparar o seu e-commerce para a Black Friday de 2022.

Neste artigo iremos trazer algumas estratégias para serem aplicadas, antes, durante e depois da promoção e algumas dicas de como atrair clientes.

Confira tudo o que encontrará em neste artigo sobre Black Friday para e-commerce:

Como se preparar para a Black Friday?

Como se preparar para a Black Friday?

Estude, defina metas, prepare seu time (atendimento, logística)

Preparar o seu e-commerce para a Black Friday 2022 quer dizer muitas coisas, mas podemos sintetizar em apenas 3 tarefas: analisar, definir e organizar. Mas o que exatamente?

Bom, é sobre isso que iremos conversar agora. Dá só uma olhadinha em tudo o que você precisa fazer para garantir o sucesso de uma Black Friday para e-commerce.

Faça estudos de mercado

Existem alguns dados que precisam ser levantados para que você possa começar a preparar o seu e-commerce. A primeira coisa que você deve fazer é rever o seu histórico de vendas na última Black Friday e analisar o que mais e o que menos vendeu, estratégias que funcionaram e especialmente as que não deram certo.

Esses resultados levarão você em direção a um caminho mais seguro a se seguir durante o desenvolvimento do seu novo planejamento estratégico.

A segunda coisa que você deve buscar é o estado atual do mercado, quais os valores concorrentes aos seus? Quanto o seu cliente está disposto a pagar atualmente? Você sabe exatamente que valores ele busca, e em quais produtos?

Ter a consciência da resposta de cada uma das perguntas acima, entre muitas outras, é essencial para que você possa seguir para a próxima tarefa.

Defina metas

Traçar objetivos e metas de vendas é extremamente importante para um e-commerce que está se preparando para a Black Friday. Quando você tiver todo o histórico de vendas traçado e os números do seu estoque bem anotados, chega o momento de definir o que você quer vender.

Talvez você veja mais benefícios em dar descontos maiores em produtos que estão parados, ou em dar promoções menores em itens geralmente mais caros. Tudo irá depender da sua análise e das suas metas.

Organize sua equipe

Preparar o seu time para esse evento é extremamente importante. Em alguns casos, é interessante expandir temporariamente sua equipe para garantir que você tem pessoas o suficiente para conter uma grande quantidade de clientes.

As pessoas responsáveis pelo atendimento devem estar preparadas para responder dúvidas e auxiliar um grande número de clientes, garantindo que eles tenham todo o tipo de ajuda que precisam para finalizar as compras.

Enquanto isso, os funcionários de logística devem organizar os pedidos de fazer as entregas com agilidade e organização, garantindo uma boa jornada do cliente para o consumidor.

Deixar a desejar nesses dois aspectos pode acabar sendo muito prejudicial ao seu negócio, levando o público a abandonar o carrinho ou, em casos mais graves, a perder clientes fiéis.

Estratégias de Black Friday para E-commerce

Estratégias de Black Friday para E-commerce

Existem algumas estratégias que podem ser pensadas e desenvolvidas para garantir que o seu e-commerce estará preparado para a Black Friday de 2022. Venha conosco e confira diversas formas de fazer o seu negócio lucrar ainda mais nesse período.

Organize seus estoques

Existem duas coisas que precisam ser feitas antes de disponibilizar as suas promoções de Black Friday para e-commerce: a primeira dela é contabilizar todo o seu estoque. Dessa maneira, você terá um controle sobre quais produtos estão a mais tempo parados e quais são os mais vendidos.

A segunda coisa é decidir o seu planejamento de vendas. O mais recomendado é que você dê descontos mais vantajosos em itens que não vem sendo vendidos com frequência, para garantir um retorno naqueles produtos.

Lembre-se que investir em uma enorme variedade de promoções pode ser um pouco arriscado, pois é mais possível que alguns produtos fiquem parados em estoque depois que a Black Friday passar.

Garanta que está aumentando a possibilidade de compra dos itens certos.

Faça descontos verídicos

Você provavelmente já ouviu falar no termo "Black Fraude", certo?

Esse termo se refere a um fenômeno muito comum que acontece durante a Black Friday. Basicamente, algumas empresas apenas maquiam os valores para faze-los parecer mais baratos, quando na verdade não estão.

Em algumas lojas isso acontece pois o comércio aumenta os valores pouco antes de ocorrer o período de promoção e no momento de dar os descontos apenas aplica o valor normal do produto o oferecendo como se estivesse mais barato que o normal.

Hoje em dia é fácil desmascarar esse tipo de trapaça por conta dos históricos de preço do mercado que podem ser feitos na internet.

Jamais execute esse tipo de ação, ela pode manchar a reputação da sua empresa permanentemente.

Descomplique o pagamento

O pagamento é uma das etapas mais importantes da compra de um produto em um e-commerce, pois ela é a última barreira entre o cliente e o produto adquirido. Contudo, muitas vezes o consumidor acaba por desistir da compra por conta da complexidade das formas de pagamento.

Hoje, é essencial ter ao menos os formatos de cartão de crédito, cartão de débito, boleto e pix para executar o pagamento. Se o seu negócio não possui alguma das formas de pagamento acima, busque disponibilizar pelo menos durante o período de promoções.

Não corra o risco de perder vendas por conta das dificuldades técnicas desta etapa do processo de compra. Maximize seus lucros e aprimore os seus processos.

Invista em marketing

Uma das estratégias mais importantes para garantir uma Black Friday de sucesso para o seu e-commerce, é a estratégia de marketing digital.

Será com ela que você mostrará ao seu cliente que tem algo de importante e diferente vindo por aí. Será a partir desse momento que você enviará mensagens para o seu público, trazendo-o diretamente para o seu comércio eletrônico.

Aproveite e utilize mídia paga, para garantir que seu negócio ganhe destaque nas vendas.

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