5 principais desafios do e-commerce e como enfrentá-los

5 principais desafios do e-commerce e como enfrentá-los

Você, como um(a) empreendedor(a), já parou para se perguntar quais são os principais desafios do e-commerce? Se você chegou aqui, é provável que sim, e isso é ótimo! Significa que você está mais próximo(a) de descobrir quais são e como superar cada um deles.

O cenário do comércio eletrônico no Brasil ganhou força nos últimos anos e vem impactando quase metade da população brasileira. Sabendo disso, muitas pessoas vêm se aprofundando nessa nova área. Lojas físicas estão expandindo os negócios para o ciberespaço, e algumas até mesmo fazem uma migração completa, deixando totalmente de lado seus espaços físicos para focar somente no virtual.

Isso tudo ocorre por conta da facilidade que o mundo virtual oferece. Contudo, ainda existem alguns obstáculos dentro desse ambiente que precisam ser ultrapassados.

Por conta disso, hoje iremos falar sobre alguns dos principais desafios do e-commerce e como você pode enfrentá-los para tornar o seu empreendimento um grande negócio de sucesso. Vamos começar?

Confira tudo o que será abordado ao longo do artigo:

5 Principais desafios do e-commerce

principais desafios do e-commerce

Buscar formas de aprimorar um empreendimento é o que faz de um empreendedor um profissional, por isso é muito importante debatermos formas de enfrentar e superar alguns dos maiores obstáculos que encontramos dentro das plataformas de comércio eletrônico.

Vamos de fato ao que realmente interessa? Confira de forma resumida os 5 principais desafios do e-commerce

1- Falta de um bom atendimento

2- Desconfiança do cliente        

3- Aplicativos e sites pesados        

4- Logística despreparada        

5- Ausência de um bom marketing

Agora vamos investigar cada um desses tópicos mais a fundo e descobrir formas de contornar cada uma das situações apresentadas acima.

1- Falta de um bom atendimento

Um dos principais desafios do e-commerce é um de seus fatores mais básicos: o bom atendimento. Quando pensamos no atendimento de uma loja física, logo vem à mente um atendente simpático e sorridente que está tentando nos ajudar.

Já no comércio eletrônico, a coisa é diferente. Porém, essas diferenças podem trabalhar a seu favor, ou contra você.

Existem inúmeras formas de fazer contato com um cliente dentro de um e-commerce. Você pode ter um chatbot, ou um atendente virtual 24 horas, um telefone para contato ou até mesmo uma sessão com dúvidas frequentes.

São infinitas possibilidades de corrigir esse problema. Não deixe a lentidão e o despreparo de um atendimento frustrarem o seu cliente. Dê a ele toda a atenção e o carinho que ele merece, e garanta um consumidor fiel a sua loja online.

2- Desconfiança do cliente

A internet pode ser um lugar perigoso, afinal existem diversas pessoas suspeitas prontas para darem golpes nos mais ingênuos da plataforma. Isso significa que o seu público sempre estará com um pé atrás com qualquer loja virtual.

Mas como você pode superar esse desafio e provar ao seu cliente que a sua empresa é de confiança?

A melhor forma de fazer isso é com conteúdo.

Crie um site com diversas informações, incluindo o nome da sua empresa, endereço, CNPJ, objetivos, serviços oferecidos e imagens do local e dos colaboradores.

Outra ferramenta muito importante é a sessão de comentários indicando feedbacks de antigos clientes. Dessa forma, o novo comprador irá adquirir a confiança necessária para começar a adquirir produtos do seu e-commerce.

Tudo isso porque ela saberá que a sua empresa existe e outras pessoas já fizeram compras nela.

3- Aplicativos e sites pesados

Você já entrou em algum daqueles sites que ficam carregando e carregando sem parar? Pois então, você já parou para pensar que a sua loja online pode ser uma dessas plataformas?

Aplicativos e sites pesados são um dos principais desafios do e-commerce por um motivo bastante simples, eles são extremamente frustrantes para o público.

Muitas vezes, eles até mesmo geram o completo abandono da compra. Afinal, esse tipo de plataforma pode acabar se encontrando a uma internet de baixa qualidade e consumindo muitos dados do cliente, e isso não é nada bom, certo?

A melhor maneira de lidar com esse tipo de complicação é através da criação de sites e aplicativos leves e responsivos, dessa forma eles irão consumir a menor quantidade de dados possível, além de que eles irão carregar muito mais rápido.

4- Logística despreparada

Não se deixe enganar, o momento da venda não acaba quando o objeto sai do seu estoque, ele só acaba quando o produto está nas mãos do cliente. Mesmo se você terceirizar o serviço logístico, caso ocorram extravios ou problemas no caminho, o impacto negativo será na sua empresa.

Contudo, existem diversas formas de lidar com esse tipo de situação. A primeira e mais básica delas é contratar uma empresa competente e de confiança para fazer as entregas. A segunda é colocar prazos de envio realistas. Afinal, de que adianta dizer ao cliente que o produto chegará em 3 dias, se na verdade levará 5? Deixe alguns dias extras para estar pronto para imprevistos no caminho.

Não esqueça de disponibilizar o rastreio da entrega, ela é essencial para que o cliente tenha uma noção de onde está o produto adquirido.

Se o seu negócio conta com lojas físicas, possibilite também a retirada no local. Dessa forma você dá uma segunda opção a qual será muito interessante para os que vivem perto do local.

5- Ausência de um bom marketing

Você já ouviu falar no calcanhar de Aquiles? Pois então, a ausência de um bom marketing digital é o calcanhar de Aquiles de uma loja online e você já irá entender o porquê.

O marketing digital será a chave da sua persona para ela chegar até o seu e-commerce por meio dele. Caso você não tenha nenhuma presença no espaço digital além do seu empreendimento, é provável que poucas pessoas cheguem até o seu negócio.

Mas para que muitas pessoas encontrem a sua loja, especialmente pessoas com o perfil da sua persona, é necessário que um caminho seja construído, e esse caminho será o do marketing digital.

Para que você possa contornar esse desafio do e-commerce, você precisará saber tudo sobre essa ferramenta de comunicação. Descubra tudo em nosso artigo O que é Marketing Digital e por que ele é importante?.

Agora que já vimos tudo sobre os principais desafios para e-commerce, que tal mais algumas dicas extras sobre como lidar com eles? Vamos lá!

Dicas

Foram diversos obstáculos e soluções trabalhados até agora, então vamos debater algumas dicas um pouco mais técnicas para ajudar você a acabar de vez com todos os desafios do e-commerce.

1- Adquira um software de CRM: você já ouviu falar em CRM? Customer Relationship Management, traduzida livremente como gestão de relacionamento com o cliente, é uma ferramenta que auxilia o seu negócio a compreender a experiência do cliente.

Esse software é perfeito para você que quer aprimorar a experiência do consumidor e melhorar o seu conhecimento sobre a sua persona. Saiba tudo lendo CRM para E-commerce: confira tudo o que precisa saber.

2- Contrate uma empresa de e-commerce: lembra do que foi mencionado sobre a importância de sites e aplicativos leves e responsivos? Pois é, as empresas de e-commerce são as maiorais do mercado nesse ramo. Com elas você encontra layouts exclusivos e inteligentes e designs intuitivos e atraentes.

Confira alguns de nossos cases.

3- Utilize o funil de vendas: uma das mais famosas ferramentas do marketing digital, o funil de vendas, ou jornada do cliente, ajuda o seu público a trilhar um caminho que vai desde a primeira visita ao e-commerce até a finalização da compra e o momento do pós-venda.

Agora chegou o momento. Bora começar a enfrentar os maiores desafios do e-commerce?

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