O melhor horário -para Postar no Instagram: Aprenda e entenda o algoritmo

O melhor horário -para  Postar no Instagram: Aprenda e entenda o algoritmo

Você sabia que para ter sucesso ao postar no Instagram não basta apenas publicar uma foto bonita e trabalhada? Você precisa entender o algoritmo e isso é mais complicado do que você imagina, o Instagram assim como todas as redes sociais possuem seu horário de pico, onde a maior parte do público está online.

Mas fique tranquilo! Hoje iremos ajudar você a entender melhor como funciona o algoritmo do Instagram e quais os melhores horários para postar seu conteúdo.

Neste artigo você verá:

O que é algoritmo do Instagram e como ele funciona😉

Você deve estar se perguntando, mas afinal o que é o algoritmo do Instagram?🤔

Algoritmos são simplesmente os mecanismos que governam o Instagram e determinam como cada postagem é distribuída para seus usuários.

Segundo a plataforma, em 2016, quando as postagens ainda eram exibidas em ordem cronológica, os usuários acabavam não visualizando 70 % das postagens em seus feeds. Consequentemente, mudanças foram feitas para entender melhor os interesses especiais de cada pessoa e promover a entrega de conteúdo mais personalizado.

Com a mudança o algoritmo nasceu!

Como usar o algoritmo do Instagram a seu favor

Como usar o algoritmo do Instagram a seu favor

O algoritmo do Instagram usa critérios para priorizar determinados conteúdos e despriorizar outros, significa que podemos trabalhar na rede social para superar esses critérios. Nós juntamos uma lista para você:

1. Use os novos recursos do Instagram

Anote para não esquecer, o Instagram gosta de promover novos recursos da rede social e tende a premiar perfis que criam conteúdo usando esses recursos. E como eles fazem isso? Com maior alcance, ou seja, exibindo seu perfil com maior prioridade. 

Os reals são um dos melhores exemplos, além de ter um algoritmo diferente dos posts em feed e stories ele pode ajudar a ampliar o alcance das contas, o novo formato inspirou até uma mudança no menu de navegação do Instagram, com um botão de Reels colocado no meio da ação.

2. Crie stories com frequência

Não é à toa que o stories influenciam muito na classificação do seu conteúdo entre os usuários, a ferramenta também possui um algoritmo próprio. Portanto, é preciso trabalhar para chegar sempre aos primeiros lugares dos stories para quando o usuário abrir o Instagram ver sua conta lá.

O ideal é que você esteja sempre trabalhando pensando em como diferenciar seu conteúdo. Além disso, não se esqueça de incentivar o envolvimento deles com seus stories, peça para compartilhar, enviar para amigos ou até mesmo DM. 

A própria ferramenta já nos fornece diversos recursos de interação, então não deixe de usar e abusar das enquetes e figurinhas dinâmicas do Instagram.

3. Opte por postar no Instagram quando seus seguidores estiverem online

Os primeiros minutos do seu post são preciosos. Quanto mais pessoas interagirem com o post, mais o Instagram vai entender que é bom, e mais pessoas vão ver o post.

Por isso, é muito importante que você saiba qual é o melhor horário para postar no seu perfil. Existem várias maneiras de descobrir, mas se você já possui uma conta comercial no Instagram, acesse o Instagram Insights.

Selecione “Sobre” no menu que aparece no canto superior direito. Em seguida, clique na guia “Público” e role para baixo. Aparecerá um gráfico mostrando os horários mais visitados de cada dia por seus seguidores. 

Invista sempre nos melhores momentos 😁

Lembre-se de que os melhores dias e horários para postar no Instagram não são padronizados. Isso significa que é possível que, para empresas de diferentes setores, os mesmos dias e horários sejam bons para alguns e ruins para outros.

Isso porque cada negócio tem uma personalidade diferente que se comporta de acordo com diversas variáveis ​​como geografia, idade, comportamento, etc. Por isso, o melhor horário para postar uma foto no Instagram pode variar.

No entanto, ainda é possível generalizar a partir de pesquisas realizadas por empresas para entender o comportamento do consumidor. As informações podem servir como base para a adaptação ao seu grupo-alvo.

Aqui estão alguns dos melhores horários para postar uma foto no Instagram:

  • Domingo — entre as 10h00 e as 14h00;
  • Segunda-feira — entre 11h e 17h;
  • Terça-feira — 5h00 e entre 9h00 e 18h00;
  • Quarta-feira — 5h00, 11h00 e 15h00;
  • Quinta-feira — 5h00, 11h00 e 15h00;
  • Sexta-feira — 5h00 e entre 9h00 e 16h00;
  • Sábado – 11h.

Alguns desses dados supõem que as pessoas verificam as mídias sociais logo pela manhã, durante o horário de almoço no trabalho e mais tarde à noite. 

Provavelmente a última quando chegar em casa.

Por isso, é interessante entender que apesar dessas ideias gerais sobre o melhor horário para postar uma foto no Instagram, cada negócio tem suas especificidades. Portanto, testar e analisar dados é a melhor estratégia para atingir seus objetivos.

E afinal qual é o momento certo para postar stories?

Não há consenso sobre isso. No entanto, é recomendável que as histórias sejam publicadas quando seus seguidores estiverem mais ativos.

Para saber esses dados, é necessário monitorar as métricas da sua conta. Assim, você entenderá como seu público se comporta em relação aos dias e horários de maior uso da rede social.

Dica bonûs para definir uma boa estratégia de planejamento ao postar no Instagram

Dica bonûs para definir uma boa estratégia de planejamento ao postar no Instagram

Existem diversas estratégias que podem ajudar sua empresa a atingir o público desejado nos dias e horários em que eles estão mais ativos no Instagram.

Para isso é necessário entender alguns pontos importantes. Descubra quem é seu público-alvo, desenvolva sua persona, use ferramentas de análise para entender o comportamento de seus seguidores e muito mais.

Abaixo estão algumas dicas sobre como saber qual é o melhor momento para postar no Instagram para sua marca.

Conheça seu público

É importante lembrar que você precisa saber com quem deseja falar. Afinal, se o seu público ideal não for definido, suas estratégias não terão sucesso. Por isso é fundamental ter em mãos informações sobre o comportamento do seu consumidor, como:

  • Profissão;
  • Formação;
  • Nível social
  • Principais pontos problemáticos sobre seu produto ou serviço etc.

Quanto mais restrita for a definição de sua personalidade, mais chances você terá de construir uma boa estratégia de tempo. Com isso, garantirá bons resultados para o seu negócio.

Use o Instagram para negócios

O Instagram for Business dá-lhe acesso a vários dados relacionados com o comportamento do utilizador que visita o seu perfil.

Essa ferramenta oferece insights sobre acessos, impressões, visualizações em stories, etc. Além disso, revela detalhes importantes sobre os seguidores do perfil, desde a faixa etária até a localização geográfica.

Analise a concorrência

Também é interessante observar os eventos das marcas do seu nicho. Isso ocorre porque as personas podem ser semelhantes e exibir comportamentos parecidos quando se trata de usar o Instagram.

Graças a isso, você pode obter informações relevantes para criar sua estratégia, especialmente se você está iniciando um novo negócio. Mais tarde, você pode adaptar seu conhecimento para fazer sentido com base em sua experiência.

Faça seus próprios testes para postar no Instagram

Para saber qual estratégia de agendamento é a melhor para o seu negócio, é bom realizar testes regulares. Por exemplo, um teste pode levar à publicação de determinado conteúdo em um dia e horário específicos. Este valor é baseado em uma comparação com outros dias e horários.

É importante mensurar todos os dados que a plataforma possui e entender o que está funcionando ou não para sua estratégia de negócio. Portanto, faça testes regularmente!

Como vimos, o melhor horário para postar uma foto no Instagram depende de muitas variáveis. Por isso, é fundamental entender seu público-alvo e adaptar suas estratégias!

Gostou deste conteúdo? Que tal ler alguns outros artigos para entender melhor a plataforma Instagram?

Leia mais:

Como editar fotos no Instagram;

O que postar no stories: 12 ideias de conteúdo;

Como vender roupas pelo Instagram: 5 dicas infalíveis.

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