7 dicas para baixar o valor do frete no e-commerce

7 dicas para baixar o valor do frete no e-commerce

Se você está procurando estratégias de frete barato para e-commerce, você está no lugar certo! 

No artigo abaixo você verá:

Dicas para diminuir o valor do frete para e-commerce e reduzir custos logísticos na empresa

Dicas para diminuir o valor do frete para e-commerce e reduzir custos logísticos na empresa

Todos sabemos que o sonho de todo empreendedor(a) é conseguir dar frete grátis em sua loja virtual ou diminuir o custo do frete o máximo possível para seus clientes.

Se você também tem este objetivo estamos aqui para ajudar, abaixo estaremos trazendo 7 dicas de como reduzir o valor do frete em seu e-commerce e fazer sua loja realizar mais vendas, pois todos sabemos que o valor do frete impacta o consumidor na jornada de compra.

Para entender melhor sobre o comportamento do consumidor na hora da compra clique no link e leia nosso artigo.

Agora chega de enrolações e vamos para as 7 dicas de como reduzir o valor do frete no e-commerce.

1- Calcule o frete corretamente 

Parece até bobo falar isso, mas não é! Muitas vezes a maioria das pessoas não faz ideia de como fazer cotação do frete corretamente e acaba colocando  alguma medida ou peso que não corresponde com o produto, fazendo com isso o valor do frete disparar.

Muitas pessoas ao fazer a cotação do frete acabam medindo e pesando o produto sem embalagem e com isso o valor final da cotação pode ocorrer erros e custos indesejáveis para a empresa.

Fique ligado nas variáveis que devem ser consideradas para calcular o frete:

  • Dimensões e peso do produto já embalado;
  • Meio de transporte; 
  • Origem e destino do envio;
  • Taxas como ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), pedágios, entre outros.

Após certificar-se de que seus custos de envio cobrem os custos necessários, tente remover erros e o que deveria ter mudado em seus cálculos. Por exemplo, os dados de tamanho e peso do produto estão corretos? Eles estão devidamente embalados com o mínimo de embalagem possível? Uma embalagem bem feita  é um fator importante para evitar danos ao produto e perdas na loja, pois embalá-lo da maneira correta pode ajudar a reduzir seus custos de envio.

Agora que você já sabe como cotar frete e quais variáveis precisa considerar nesta hora, tenho certeza que sua empresa não irá mais errar na hora de calcular o valor do frete em seu e-commerce.

2- Estabeleça parcerias com empresas de logística

Encontrar uma empresa de confiança para realizar as entregas de seus produtos é uma ótima forma de economizar. As transportadoras geralmente oferecem grandes descontos e ótimas condições de pagamento. Além disso, ao negociar com as transportadoras e centralizar a maioria do serviço nas mãos delas, seu e-commerce tem grandes chances de aumentar vendas, as entregas e diminuir os prazos. 

Mas atenção, não conte com um único parceiro para entregar seu produto. Isso evita que você seja prejudicado por imprevistos como greves dos correios, mesmo que não seja de sua responsabilidade, o que pode acabar causando grande insatisfação do cliente. Procure opções de transporte próprias para locais específicos, que costumam ser mais baratos do que os correios.

3- Ofereça diferentes opções de frete no e-commerce

Oferecer diferentes opções de frete em seu e-commerce é algo de extrema importância no processo de decisão de compra do cliente.

Sua loja deve oferecer no mínimo dois métodos de envio, o frete econômico e a entrega expressa. Assim, seu cliente pode escolher aquele conforme a sua realidade, e você tem mais chances de fechar a venda.

Além dessas alternativas, outras possibilidades devem ser investigadas, como frete fixo para regiões próximas ao seu estoque ou retirada do produto em loja física. Isso torna a experiência do comprador ainda mais única.

4- Ofereça frete grátis em seu e-commerce

Outra opção muito interessante é oferecer frete grátis para seus clientes, se você quer gerar mais compras e aumentar o ticket médio da sua loja virtual por meio da política de frete, é fundamental que essa informação apareça em destaque no seu layout.

Não se esqueça de colocar um asterisco para deixar claro que esta promoção é válida em condições especiais. Dessa forma, você pode evitar mal-entendidos e descrições de anúncios enganosas. Uma das razões pelas quais os consumidores abandonam itens em seus carrinhos de compras é que os custos de envio encarecem muito a compra.

Dicas para oferecer frete grátis no e-commerce

Dicas para oferecer frete grátis no e-commerce
  • Ofereça frete grátis em compras acima de um determinado valor, frete grátis em compras em abundância geralmente é muito benéfico. Afinal, você tem lucros de verdade com cada item, e o frete acaba sendo um brinde, um mimo para seus clientes;
  • Realize campanhas de frete grátis por um determinado período, aproveitando os horários de baixa demanda por tais ofertas;
  • Disponibilize frete grátis para áreas próximas à sede de estocagem da empresa para que você possa garantir taxas mais baixas.

5- Trabalhe com pontos de retirada de produto 

Uma ótima opção que você pode oferecer aos seus clientes é a retirada do produto em loja física, essa é uma forma de aumentar o faturamento e economizar os custos de envio. Para muitos consumidores, uma ida à loja pode ser um sinal de economia. Além disso, oferecer retirada em loja física ajudará a aumentar a confiança em seu negócio e facilitar novas compras.

6- Negocie o agendamento de entregas para reduzir o custo de frete

Regiões com poucas entregas aumentam o custo total de frete porque os custos de deslocamento não podem ser distribuídos para reduzir o valor do frete. O prejuízo aumenta se, por exemplo, forem feitas várias tentativas de entrega devido à ausência do cliente.

Uma boa solução para esses casos é o planejamento. Você pode planejar e criar rotas com custos otimizados negociando a entrega em datas específicas. Os veículos que podem transladar mais mercadorias reduzem o número de viagens.

Além disso, evita devoluções, pois se o cliente já souber o dia e horário de recebimento do produto ele já terá planejado recebê-lo de uma forma, ou de outra no horário combinado.

7- Descubra onde reduzir os custos de frete no e-commerce

Você deve estar se perguntando, mas afinal como reduzir custos na empresa em relação ao frete?

Calma! Estarei explicando abaixo.

Primeiramente você precisa saber quanto seu e-commerce gasta com frete, para descobrir como reduzir seus custos de envio  você precisa saber quanto gasta por mês. Essas estimativas o ajudarão a determinar onde você pode estar gastando mais dinheiro do que o necessário.

Esse número pode ser obtido dividindo-se o valor total gasto com frete em um mês pelo faturamento total do mesmo mês.

Pensando nisso, é possível fazer comparações entre regiões e até mesmo entre diferentes tipos de produtos. Os valores que precisam ser reduzidos são aqueles que estão acima da média detectada.

Vale lembrar que a pontualidade na entrega é fator fundamental para a satisfação do cliente, muitos indicam ou não uma loja com base nesse critério.

Manter políticas voltadas para redução de custos de frete em seu e-commerce é essencial para a saúde do seu negócio, nunca se esqueça de manter a qualidade e satisfazer seus consumidores.

Agora que você sabe como reduzir os custos de frete em seu e-commerce leia também:

Atendimento ao cliente: 10 piores erros no e-commerce;

Cupom Google Ads para anúncios no e-commerce;

10 Ideias de promoções para e-commerce.

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