Como planejar conteúdo para redes sociais

Como planejar conteúdo para redes sociais

Que o conteúdo para redes sociais é a essência do marketing de mídia social todos sabemos né?🤔

 Não adianta criar um perfil e não postar nada!

 Criar conteúdo para redes sociais requer estratégia e planejamento para engajar e conquistar a confiança dos seus seguidores.

As pessoas só seguirão sua marca se você falar sobre temas interessantes, se conectar e agregar valor. Portanto, o marketing de conteúdo deve andar de mãos dadas com as estratégias de mídia social.

Neste artigo, mostraremos como planejar conteúdo para redes sociais para que sua empresa produza conteúdo para redes sociais de forma consistente. Assim, suas chances de obter melhores resultados com suas postagens aumentam muito! 😁

No artigo abaixo você verá:

Como planejar conteúdo para redes sociais: O que ninguém te conta

Como planejar conteúdo para redes sociais: O que ninguém te conta

Entrar em uma rede social por motivos superficiais, como a presença de outras pessoas e marcas na plataforma, pode ser um tiro no pé. As redes sociais, como qualquer canal de comunicação, têm seus objetivos. 

Cada um deles fornecerá uma experiência de usuário diferente. Isso pode impactar diretamente no desempenho e nos objetivos da sua marca nessas redes.

Você deve se fazer as seguintes perguntas: O que espero alcançar trabalhando nesta rede?

Como a presença de uma marca nesta rede social me ajudará a atingir meus objetivos de marketing?🤔

A partir das respostas a essas perguntas, é possível criar um plano de conteúdo, que deve começar criando uma visão analítica da relevância da rede social para sua estratégia, ou seja, entender como as redes sociais podem contribuir com seus objetivos, como sua marca deve se comportar em cada canal e quais resultados você precisa alcançar.

Com base nessa análise e visão estratégica, você pode olhar especificamente para a produção de conteúdo para redes sociais. É preciso entender o seu público, o que as pessoas gostariam de ver nas suas publicações, como gerar engajamento e se diferenciar da concorrência.

Observe também as características de cada rede social e os formatos que apresentam. Dessa forma, você consegue criar conteúdos mais relevantes para cada um deles. Por fim, é importante entender a capacidade de produção de conteúdo da sua equipe.

Com essas informações, você consegue construir um calendário que faça sentido para a sua rotina de trabalho e garanta a frequência das postagens. Além disso, você pode ter uma visão mais ampla de quais ferramentas precisará para executar todas as tarefas e gerenciar melhor sua equipe.

Agora vamos detalhar esses pontos de planejamento de conteúdo para que você possa criar uma estratégia eficaz em suas redes sociais.

1. Defina sua persona

Você sabe com quem está falando nas redes sociais ? Para quem seu conteúdo é criado? Ok, você pode ter uma ideia do público-alvo da sua marca, mas o mais interessante é traçar o perfil da sua buyer persona.

Uma persona é a descrição de um personagem semi-fictício que representa o cliente ideal da sua empresa. Essa descrição traz à tona as necessidades, dores, dúvidas, interesses e comportamentos do personagem.

A construção da personalidade deve ser baseada em dados reais sobre os clientes, coletados em questionários, entrevistas e observações. Para ser o mais verdadeiro possível, você pode criar um perfil baseado em arquétipos que representam traços de personalidade das pessoas, baseados em padrões de comportamento humano.

O conteúdo deve ser respostas para as perguntas e problemas que você encontra ao construir buyer personas. Levar em consideração o comportamento e os interesses ao determinar o idioma, a identidade e, em última análise, o modo de comunicação.

2. Defina suas metas de marketing de mídia social

Definir os objetivos da sua estratégia de marketing nas redes sociais é o que orienta suas decisões e determina o caminho que você deve seguir para alcançá-los.

Os objetivos do marketing de mídia social podem incluir, mas não estão limitados a:

aumentar o conhecimento da marca;

  • Obter mais engajamento;
  • Obter mais vendas;
  • Gerar mais leads;
  • Aumentar o tráfego do site.

Dessa forma, você reúne mais informações para determinar ações e criar conteúdos para atingir esses objetivos. Também é importante definir metas, quantificáveis ​​e mensuráveis, para as mídias sociais, bem como os indicadores que você vai acompanhar para saber se a estratégia está no caminho certo.

3. Pense na criação de conteúdo para cada rede social

No planejamento de mídia social, muitas marcas desejam alcançar todas as plataformas possíveis para alcançar mais pessoas. Poucos conseguem ter uma atuação consistente e relevante em todos os canais. E para dar conta, acabam replicando o mesmo conteúdo em diferentes redes sociais.

Porém, cada rede social tem seu público, sua linguagem, seu ritmo, seus formatos. Por exemplo, o LinkedIn foca em conexões profissionais, enquanto o TikTok tem uma linguagem divertida e informal. Portanto, você precisa conhecer as características de cada rede social para saber se a sua personalidade está ali e se a plataforma vai te ajudar a atingir seus objetivos de marketing.

Sua marca não precisa estar em todas as plataformas, certo? Por isso, na hora de escolher as principais redes sociais para a sua marca, entenda o tipo de conteúdo e a linguagem que vai engajar o público de lá.

4. Priorize a permanência e periodicidade das publicações

O sucesso das postagens nas redes sociais depende não apenas de seu conteúdo, mas também da escolha da frequência adequada e, posteriormente, da construção da estabilidade das publicações. Persistência significa persistência: é preciso manter o perfil sempre ativo nas redes sociais para não perder a relevância do perfil, o interesse e o engajamento dos seguidores.

Frequência, por outro lado, significa o intervalo de tempo entre as publicações: você deve definir uma frequência adequada ao perfil da sua pessoa, às características de cada rede social e à capacidade de produção da sua equipe. Não existe uma regra sobre a melhor frequência de postagem. É ideal para testar seu público e entender com que frequência seus seguidores respondem melhor às suas postagens.

5. Mantenha um calendário de postagens e acompanhe os resultados

Para garantir consistência e frequência, a equipe deve se organizar. Para isso, o ideal é ter um calendário editorial que ofereça um panorama das publicações previstas para um determinado período, bem como as atividades relacionadas (produção, revisão, planejamento, etc.).

Você também pode usar o agendamento de postagens para agendar tudo para não esquecer nenhum post. Por outro lado, o calendário e o planejamento não devem sufocar a estratégia.

A mídia social é uma atividade dinâmica e a relevância do conteúdo pode mudar de dia para dia. Portanto, se surgir um tópico importante, você precisa de flexibilidade para incluí-lo em suas postagens. Para isso, também é importante acompanhar os resultados da publicação, obter informações sobre o próximo conteúdo e acompanhar os tópicos que estão em alta.

Agora cabe a você!

Você já viu as principais dicas para planejar o conteúdo nas redes sociais: saiba com quem você está falando, defina os objetivos que deseja alcançar, conheça cada rede social, seja consistente nas postagens e crie um calendário para isso.

Agora é a hora de colocar seus planos em ação😄.

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