Você deve estar se perguntando o que é conceito de headless commerce e para que serve, fique tranquilo(a) estamos aqui para ajudar você entender mais sobre esse assunto não muito comentado.
No artigo abaixo você verá:
Headless Commerce é uma solução de e-commerce que isola a parte do front-end do back-end.
Ok, mas o que é front-end e back-end? 🤔
Calma 😀, vou explicar abaixo.
Front-end é a parte visual do site, já Back-end é a parte de programação, ou seja, a parte de gerenciar as funcionalidades do site e conectar ao banco de dados. Exemplo: Mostra os produtos no e-commerce, mostra a quantidade de itens disponíveis, íntegra o pagamento do pedido com o banco, etc.
Retomando, Headless Commerce é uma solução de e-commerce que isola a parte do front-end do back-end, ou seja, a parte de programação do sistema da parte visual, dando a você mais agilidade na customização de sua loja virtual e adotando uma estratégia multicanal (omnichannel habilitado). O headless commerce é uma nova maneira de construção de sites de e-commerce.
Com as constantes transmutações do comércio eletrônico, o headless commerce surge como uma inovação que atende ao perfil do consumidor atual, cada vez mais digital, que exige integração entre lojas físicas e virtuais. E mesmo que a tecnologia pareça complicada o objetivo é facilitar para quem vende online.
Agora que você já sabe o que é headless commerce descubra quais os benefícios que ele pode trazer para o seu negócio. Neste artigo trazemos as informações mais importantes sobre essa arquitetura de informação. Então continue lendo!
Normalmente, o headless commerce é adotado por empresas com equipes de desenvolvimento e TI. Isso faz sentido, pois a programação personalizada necessária para produzir e construir front-ends e back-ends separados de forma confiável pode exigir um investimento significativo em tempo de desenvolvimento.
Essas empresas geralmente têm filas de desenvolvimento que duram meses e equipes criativas e de marketing ambiciosas, ansiosas para testar rapidamente novos designs, cópias e maquetes no front-end.
Hoje, com o ritmo das mudanças nos negócios, as marcas precisam abraçar a inovação como nunca antes. Cada hora do desenvolvedor é valiosa, pois a velocidade de lançamento no mercado geralmente está relacionada ao aumento do fluxo de caixa.
Se você está pensando em migrar para o headless commerce, se liga nas vantagens que podem valer o esforço e podem acelerar o crescimento do seu negócio.
Aqui estão algumas boas razões pelas quais você deve começar a utilizar o conceito de headless commerce em seu negócio.
Algumas organizações podem relutar em adotar novas tecnologias devido à curva de aprendizado acentuada. Ter uma plataforma de comércio moderna, juntamente com a simplicidade do headless commerce, resolve esse problema, pois todos em sua equipe podem acessar e atualizar facilmente o front-end (explique o que é o front-end, sugiro ter colocar isso já no início do artigo, antes de falar do headless, pode ser algo sintético) sem habilidades avançadas.
O headless commerce oferece às marcas as ferramentas para criar uma experiência personalizada que os clientes não podem obter em nenhum outro lugar. A chave para isso são as APIs para garantir uma experiência de marca consistente em todos os canais, impulsionada por serviços comerciais comuns, como promoções, inventário, informações sobre produtos e muito mais.
Os desenvolvedores economizam tempo nas alterações da interface do usuário, pois as alterações no front-end podem ser feitas rapidamente. Além disso, com modelos headless e soluções de parceiros, os desenvolvedores podem lançar aplicativos comerciais orientados à conversão com apenas alguns cliques ou alguma codificação simples.
Com o headless commerce, as empresas podem lançar rapidamente novas experiências de front-end. Reaja rapidamente às novas tendências do mercado com um desenvolvimento back-end dispendioso mínimo.
Estas são as razões pelas quais as equipes podem querer fazer a transição do e-commerce tradicional para o e-commerce headless. Ao mesmo tempo, as empresas interessadas em melhorar a experiência do usuário também devem entender como a tecnologia headless pode ajudá-las a oferecer maior satisfação ao cliente.
Uma das grandes vantagens do headless commerce é a flexibilidade e versatilidade da plataforma, que pode ser utilizada de diversas formas sem a necessidade de grandes mudanças estruturais, para qualquer promoção de vendas de forma integrada.
Em uma plataforma headless, o processo de customização oferece muito mais opções e é feito de forma mais ágil e abrangente. O comércio eletrônico tradicional tem limitações de personalização (a menos que você altere toda a plataforma, até mesmo seu código-fonte). Ser capaz de personalizar a programação de back-end é um grande benefício para o seu negócio.
Como mencionamos, o headless store permite fácil integração com vários front-ends via API. Porém, isso não se limita a tecnologias e plataformas utilizadas apenas pela sua empresa: você também terá processos de integração muito mais práticos com empresas parceiras. Por exemplo: gateways de pagamento, operadores de conteúdo, plataformas analíticas e outros.
Com facilidade de personalização que não requer alterações complexas no código-fonte da sua plataforma, fazer alterações nas operações de negócios como um todo é mais fácil e rápido.
Sabemos que no mundo dos negócios virtuais, as demandas do público podem mudar rapidamente. Portanto, a capacidade de fazer mudanças rápidas em seu negócio é, sem dúvida, um grande trunfo.
Outro desafio para quem tenta administrar um negócio multicanal é a descentralização de dados. Se você administra um e-commerce, mas ao mesmo tempo vende produtos no marketplace, já terá que usar uma solução adicional para unificar os dados dessas duas plataformas.
Este não é um caso de negociação sem sentido. Não importa em quantas plataformas ou dispositivos diferentes o mercado opera. Os bancos de dados serão unificados em um só lugar. Muito mais fácil de gerenciar e possivelmente manter.
É uma tecnologia relativamente recente, cujo uso está em profundo desenvolvimento e em constante evolução. A própria Amazon é uma das corporações que utilizam essa tecnologia e trabalham em seu desenvolvimento interno para torná-la ainda mais completa e eficiente para o e-commerce do futuro.
O comércio eletrônico tradicional, por outro lado, provavelmente está se aproximando de seu limite estrutural e está passando por inovações apenas graduais. Portanto, faz sentido pensar que o headless commerce é o futuro desse setor.
O headless commerce foi visto como uma tecnologia chave para implementar uma verdadeira experiência omnichannel. Ou seja, um formato em que o cliente terá infinitas possibilidades e a experiência de mergulhar em várias formas de compra integradas por uma mesma marca.
O omnichannel já foi experimentado por empresas com tijolo e argamassa, e-commerce, marketplace, social selling e outras modalidades, mas a experiência ainda não é considerada totalmente omnichannel por não ter integrado muitos dispositivos como wearables e experiências com maior imersão no metaverso, além do uso intensivo de tecnologia nos pontos de venda físicos.
Uma loja headless permitirá uma integração muito mais completa e simples entre esses diferentes pontos de venda. Mais informação, imersão e relacionamento com clientes cada vez mais exigentes.
Muito se fala no mercado de que o headless commerce é a tecnologia do futuro para e-commerce e marketplaces. Especialmente porque pode ser aplicado com relativa facilidade a novos conceitos tecnológicos, como Internet, inteligência artificial e realidade aumentada. Mas por que exatamente isso faz sentido?
O comércio eletrônico está em cada vez mais dispositivos diferentes. Além de computadores, smartphones e tablets, também chegou aos alto-falantes inteligentes, smartwatches, totens automatizados, pontos de venda pessoais, dispositivos habilitados para Alexa e muito mais. Já imaginou o desafio de desenvolver front-end e back-end para cada dispositivo?
O headless commerce fornece apenas um único back-end para toda a interação de dados que o e-commerce pode ter, basta que diferentes front-ends desenvolvidos para cada dispositivo interajam via API com o banco de dados do sistema, o que reduz custos e fornece muito mais integração.
Agora que já sabemos o que é conceito de headless commerce, é importante observar as principais vantagens desse modelo em relação aos métodos tradicionais.
A diferença mais notável, é a razão pela qual tantas lojas online estão adotando o headless commerce, é que ele oferece maior personalização e adaptabilidade. O e-commerce tradicional normalmente apresenta um modelo pré-definido para clientes e lojas online, deixando-nos muito menos margem de manobra para projetar lojas online verdadeiramente únicas.
Por outro lado, ao separar esses dois aspectos da logística do e-commerce, novas funcionalidades podem ser melhor instaladas sem comprometer outros processos importantes. Isso significa que todos os desenvolvimentos são implementados de forma independente e não têm impacto no processo de vendas, que continua ininterrupto.
No e- commerce tradicional, quaisquer alterações efetuadas no front-end devem, primeiro, ser desenvolvidas no back-end. Por isso, as capacidades de personalização e de adaptabilidade na arquitectura tradicional são muito mais limitadas.
Então concluímos que o headless commerce é uma alternativa mais flexível e conveniente (e geralmente mais barata!) ao comércio eletrônico tradicional.
Com o headless commerce, situações como atualizações demoradas e dolorosas que deixam o site indisponível por um determinado período de tempo (o famigerado "Em manutenção") ou carregamento mais lento do que o desejado são problemas do passado!
Quer seja uma loja online bem estabelecida ou um negócio que está apenas a começar, uma loja headless commerce é provavelmente a escolha certa para a sua empresa devido à sua flexibilidade e velocidade com que permite implementar melhorias de forma contínua e forma consistente.
Do ponto de vista comercial, a adoção do headless commerce significa uma reviravolta rápida para atender às novas expectativas dos clientes. Com ele, é possível controlar com mais facilidade todos os elementos com os quais os usuários interagem, além de trazer mais criatividade ao conteúdo publicado no site e ao design utilizado. Além disso, a compatibilidade universal da negociação sem cabeça garante que o site funcione sem problemas e conforme o esperado em todos os dispositivos e formatos de exibição.
É o próximo passo no desenvolvimento técnico do e-commerce, e quem se adaptar mais rápido ao novo modelo terá vantagem competitiva.
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