5 coisas que você precisa saber antes de montar um e-commerce

5 coisas que você precisa saber antes de montar um e-commerce

O conhecimento é a fonte da qual aqueles que buscam o sucesso bebem, por isso decidimos trazer um pouco de conteúdo e falar de 5 coisas que você precisa saber antes de montar um e-commerce.

O crescimento exponencial do e-commerce no Brasil é um fato que vem ganhando cada vez mais destaque. Todo dia alguma antiga função humana que cobrava um determinado tempo do dia de alguém é adaptada, tornando-a mais fácil. Hoje é possível ir ao mercado, à farmácia, ou até mesmo a um restaurante, sem sair de casa.

Esse fenômeno abre as portas para um novo mercado, o qual muitos empreendedores estão se inserindo rapidamente, garantindo sua parte nos lucros. E se você chegou aqui, possivelmente está buscando o mesmo.

Contudo, nada é tão simples para apenas chegar e fazer. Para que você possa executar essa complexa tarefa de abertura de um e-commerce, existem alguns conhecimentos os quais são precisos compreender e dominar.

Por conta disso, este artigo fala exclusivamente sobre 5 coisas que você PRECISA saber antes de montar um e-commerce. Confira os tópicos:

5 Coisas que você precisa saber antes de montar um e-commerce

5 Coisas que você precisa saber antes de montar um e-commerce

Existem alguns elementos que não podem ser esquecidos e nem diminuídos durante a montagem de um e-commerce. Nós listamos 5 deles e decidimos trazer exclusivamente para você, garantindo ao seu futuro empreendimento nada além de muito sucesso.

Quer saber mais? Então continue com a gente!

Desenvolva um estudo de mercado

Como já mencionamos, o conhecimento é a chave da vitória e do sucesso, por isso um estudo de mercado é essencial. Ele será a base de todo o seu projeto.

Nesse estudo você deve analisar dados recentes sobre o mundo do e-commerce, quais as futuras tendências, quais as empresas destaques do momento, e como elas se comportam. Em seguida faça pesquisas relacionadas aos principais nichos do comércio eletrônico e também nos que são do seu interesse.

Busque por possíveis concorrentes e desenvolva um benchmark completo sobre eles para que você saiba por onde começar a pensar o seu negócio. Mas lembre-se, utilize-os apenas como inspiração. Plágio é crime!

Em seguida faça uma pesquisa de público para encontrar a sua persona, descubra quem é o seu cliente ideal, onde ele mora, com quem ele vive, com o que trabalha, qual a renda mensal, e tudo mais o que você definir como relevante.

Quando você tiver enfim cada um dos dados mencionados acima organizados e sintetizados pode dar seguimento na montagem do seu e-commerce.

Faça um plano de negócios

Embora possa parecer óbvio, o plano de negócios está em nossa lista das coisas que você precisa saber antes de montar um e-commerce por um motivo. Existem alguns elementos os quais você precisa avaliar e desenvolver especialmente para esse tipo de empreendimento.

Para que você possa desenvolver um plano de negócios especificamente para e-commerce há uma série de elementos que devem ser levados em consideração. Após a definição do nicho, você deve pensar qual tipo de e-commerce o seu empreendimento virá a se tornar.

A partir disso, você deve pensar em como funcionará o processo de armazenamento, embalagem e entrega. Quando todos os custos estiverem definidos, chega o momento de precificar os produtos do seu e-commerce.

Não esqueça de definir as politicas da sua empresa, com seu público interno e externo.

Crie seu e-commerce

Enfim chegou o momento de tirar o seu planejamento do papel e começar a colocar os primeiros tijolos virtuais do seu negócio. Mas para que você possa fazer isso irá precisar de uma boa equipe do seu lado.

Para criar a sua loja online você irá precisar de profissionais de programação, designers e copywriters. Juntos, lado a lado, eles irão desenvolver um site responsivo com um layout inteligente e com uma redação instigante. Perfeito para a sua empresa e para o seu cliente.

Além desse time, você também deve focar em outras duas áreas: o atendimento e a logística. Esse deve ser o momento no qual a contratação de profissionais para atuar nessa área acontece.

Garanta que haja pessoas o suficiente em sua equipe para que os resultados sejam positivos.

Invista em marketing

Você, como um profissional que busca ter sucesso no seu empreendimento, precisa saber que jamais deve fazer pouco, ou até mesmo ignorar o marketing digital.

Como sabemos, o e-commerce é algo que ocupa um espaço digital. Geralmente isso significa que não existe um espaço físico daquela loja onde possam ser feitas as compras. A ausência desse local acaba por mudar a forma de comunicação do seu cliente.

Quando uma loja física abre no centro de uma cidade, você provavelmente perceberá cartazes pela cidade e panfletos sendo entregues sobre a inauguração de um novo espaço comercial. Isso acontece pois o público daquele novo empreendimento é o pessoal que circula próximo ao espaço.

Contudo, com um e-commerce a história acaba sendo um pouco diferente. O seu marketing deve ser feito no ambiente virtual, nos locais os quais o seu público se concentra. As redes sociais são um ótimo exemplo.

Você pode desenvolver um anúncio pago no Instagram que leve o consumidor diretamente para o link da sua loja, o fazendo percorrer o funil de vendas de maneira mais direta, o levando diretamente ao final dele.

Recomenda-se que seja desenvolvido uma série de canais de comunicação online para que você possa estar sempre em contato com o público por meio de mensagens, comentários ou até mesmo curtidas. Descubra onde está a sua persona e vá atrás dela.

Otimize

O último item das 5 coisas que você precisa saber antes de montar um e-commerce é a otimização. Depois de ter o seu e-commerce planejado, montado, organizado e funcionando, chega um dos momentos mais importantes do seu empreendimento: a análise de resultados.

Assim que você obtiver os seus resultados, você deve identificar novas possibilidades de melhorias para otimizar os seus processos gerando ainda mais lucro e menos gastos. Cada detalhe irá depender do seu nicho e da sua forma de atuação, mas independente disso sempre existem novas oportunidades aguardando serem exploradas.

Mantenha um monitoramento constante da desenvoltura do seu planejamento e fique atento a novas tendências.

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